segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O que é Veganismo?

Veganismo é um estilo de vida em respeito aos animais. Assim, um vegan - ou vegano – não come alimentos de origem animal ou que contenha qualquer resíduo. Também não veste roupas ou sapatos feitos de animais, evita o uso de cosméticos e medicamentos que contenham componentes animais na formulação ou que foram testados em animais. O vegano leva sua vida normalmente, com a diferença de pensar antes nos animais em todas as suas escolhas. E faz isso unicamente em respeito a eles. É fácil ser vegan!

É suficiente apenas deixar de comer carne?
Se você quer respeitar os animais e decidiu não comer apenas carne e tolerar resíduos como queijo e ovos, está sendo incoerente. O animal de indústria vai ser morto ali dentro de qualquer jeito, e morre exausto pela exploração de uma vida inteira. 

Pode levar algum tempo para se acostumar com as mudanças da dieta vegan, explorar novos alimentos e desenvolver sua rotina. Felizmente, hoje em dia há abundância de opções vegans prontas no mercado, por exemplo várias marcas de leite vegetal fortificado, bem como pratos prontos congelados ou enlatados, hamburgers, salsichas, linguiças, almôndegas, margarinas, queijos, patês, maioneses, salgadinhos de pacote, além de irresistíveis sobremesas como chocolates, sorvetes, chantilis, creme de leite de soja, doce de leite, iogurtes, biscoitos, você escolhe!

Com as substituições adequadas e um pouco de experiência, você vai descobrir que ainda pode desfrutar de suas refeições favoritas. Adaptar receitas de família ou de livros vegetarianos torna-se fácil com a proteína de soja e o glúten, feitos em casa ou comprados prontos. Explore sites com inúmeras receitas na internet, utilize essa preciosa ferramenta e aproveite para fazer novas amizades e abrir seus horizontes.
Há muitas coisas que podemos fazer para tornar o mundo um lugar melhor, e com certeza o veganismo é a maneira mais maravilhosa para contribuir várias vezes ao dia. Não se trata de perfeição ou tentar ser melhor do que os outros, e sim o melhor que podemos ser em nós mesmos, reduzindo o sofrimento animal. O boicote às indústrias ou a qualquer comércio que explore o sofrimento animal é uma escolha inteligente, associado ao ato de levar essa informação adiante. Fazer escolhas é a afirmação definitiva da nossa humanidade, enquanto nessa condição devemos utilizá-la, lembrando que para os animais só importam as coisas que fazemos. Tente ser vegan hoje! 
 
E a saúde?
Simplesmente evitar produtos de origem animal não garante saúde; como todas as pessoas, os vegans devem buscar uma dieta equilibrada com proteínas, vitaminas e cálcio, priorizando os grãos integrais, os alimentos orgânicos e a comida mais próxima possível do natural. Ao tomar consciência do que come e experimentando novos alimentos e receitas, muita gente descobre uma dieta mais diversificada após tornar-se vegan!

"É posição da American Dietetic Association que dietas vegetarianas apropriadamente planejadas, incluindo dietas vegans, são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem fornecer benefícios de saúde na prevenção e tratamento de determinadas doenças. Bem planejadas, dietas vegetarianas são adequadas para indivíduos em todas as fases da vida, incluindo gravidez, lactação, infância e adolescência, incluindo atletas. Os resultados de uma pesquisa mostram que a dieta vegetariana está associada com menor incidência de morte por doenças do coração. Vegetarianos também apresentam baixos níveis de colesterol, pressão arterial e menores taxas de hipertensão e diabetes tipo 2 do que os não vegetarianos. Além disso, os vegetarianos tendem a ter um menor índice de massa corporal e menores taxas de câncer em geral." Journal of the American Dietetic Association, Volume 109, Edição 07, Julho 2009


Fonte:


3 comentários:

  1. blog novinho é? legal, vou acompanhar : )

    ResponderExcluir
  2. É, acabei de fazer!
    Tentando divulgar o veganismo.
    Obrigada!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Estou seguindo o seu blog tbm, muito bacana!
    Este ano vou prestar Artes Cenicas na UEL, se passar, vou morar por aí!
    ^^

    ResponderExcluir